O que mais conta para um relacionamento duradouro e saudável?
Essa é uma questão com diversas respostas. Não é à toa que a ciência pesquisa há muitos anos para entender o que é mais importante nas relações amorosas.
Segundo pesquisa publicada no Proceedings of the National Academy of Science, fatores como o próprio compromisso, a satisfação sexual, a falta de conflito e a satisfação do outro são responsáveis por cerca de 45% da qualidade do relacionamento, do ponto de vista dos casais. Já enquanto indivíduos, o mais importante para a previsão do sucesso de uma relação são a satisfação com a própria vida, a depressão e a ansiedade, que somados corresponderiam a 21%.
Parece óbvio, mas cada trecho da resposta é importante. Estar feliz num relacionamento e na vida sexual, ter poucas ou nenhuma briga e ver no outro a mesma felicidade e cumplicidade são fundamentais. Cumprindo-se cada parte desses “requisitos”, dificilmente um relacionamento sofre problemas. Eu diria ainda que o diálogo entre os parceiros é tão necessário quanto todos os outros fatores. A conversa pode resolver tudo que imaginamos.
O que você acha? Faltou algo? Deixa pra mim nos comentários.
DRA LORENA BALDOTTO
Ginecologista, Obstetra e Sexóloga
CRM – ES 11080
.
#dralorenabaldotto #ginecologia #relacionamentos #saudedocasal #espiritosanto #ficaemcasa #ginecologistavitoria