A vagina fica larga se eu fizer muito sexo?
Dra, isso existe mesmo? Fica realmente mais larga? Disse Giselle na última consulta. O nome é fictício porque não vou expor minhas pacientes, mas não só ela como várias outras já me fizeram essa pergunta, e isso porque existe um discurso machista, que até hoje perdura, que faz com que muita gente acredite que, caso a mulher transe demais, sua vagina ficará “larga”.
E tem gente que acha que fecha por falta de uso, será que isso realmente acontece? E qual o motivo das pessoas pensarem isso.
E eu estou aqui para acabar de vez com essa lenda e te mostrar o caminho caso você sinta sua vagina esteja realmente mais “larga” (mas por outros motivos tá? Como a perda de colágeno, menopausa, partos, flacidez, etc…)
Para começar, a vagina é um canal vital composto com um tecido que possui elasticidade, ou seja e possui a capacidade de acomodar, o pênis na relação é uma passagem pro canal de parto.
A cavidade é dita virtual pois ela não se trata de um tubo rígido é aberto mas um canal que se separa quando aberto.
Logo, quando a mulher tem relação sexual, a vagina se acomoda para caber o pênis, e por isso é importante uma boa preliminar pois é nesse momento que o corpo envia sinais para que mais sangue chegue aos local, as paredes lubrificam e ganham elasticidade.
Entenderam? Agora vou te contar os fatores que realmente podem fazer com que sua vagina fique mais larga, mas já vou adiantando que tem tratamento.
Parto normal e menopausa são fatores que podem fazer com que aconteça o relaxamento do canal vaginal, perda do colágeno local, flacidez, que podem cursar até com perdas de urina e baixa hormonal também podem ser a causa.
Costumo indicar o tratamento com laser íntimo, para remodelar a estrutura vaginal, auxiliando na produção de colágeno, e melhorando esse sintoma de desconforto, pode ser associado à reposição de vitaminas e hormônios para otimizar o processo. Há um ganho na espessura da região, que melhora, e muito, a vida sexual.
O laser íntimo é seguro, indolor e traz ótimos resultados. Para realizá-lo basta ter o exame preventivo, com validade de 2 anos. Eu realizo no próprio consultório, e em média três sessões os resultados já são obtidos. A paciente fica deitada em posição ginecológica, a mesma do exame Papanicolau e a sessão dura de 10 a 20 minutos, no máximo.
Ah, as sessões são realizadas a cada 30 / 40 dias e a única indicação após o procedimento é não fazer sexo por apenas três dias. Dá para segurar não é mulherada?
Bom pessoal, espero ter ajudado a tirar da cabeça de vocês essa lenda machista para nós coibir de ter quantas relações a gente tem vontade. Faça mesmo muito sexo, porque só tem benefícios. Mas lembrem-se que é importante o uso do preservativo, que além da gestação indesejada ele previne principalmente as doenças e infecções sexualmente transmissíveis.
Tem alguma dúvida? Quer falar mais sobre o tema? Pode me chamar no insta @dra.lorenabaldotto. Terei o maior prazer em te ajudar!
Vai lá no insta @dra.lorenabaldotto que sempre trago muitas curiosidades e dicas que você vai levar para a sua vida!
Para mais informações agende uma consulta
Para saber mais sobre procedimentos acesse