A menstruação desceu, é garantido que não estou grávida?
Olá queridos leitores! Hoje eu separei um tema curioso e um tantinho polêmico. Me diz aí, se a menstruação descer, a mulher pode ficar tranquila com relação a gestação? Ela realmente não pode estar grávida? E aí? Quem garante? Eu já fiz parto de mulher que não sabia que estava grávida e que jurava que menstruava, vocês já viram alguma história parecida? Sim ou não? Eu já ouvi várias!
Normalmente, quando uma mulher quer engravidar, não há decepção maior do que notar um sangramento. Por outro lado, a situação é de enorme alívio para quem quer evitar um bebê e se expôs ao risco, essa daí logo pensa: ufa, desceu! Mas, olha, preciso te dizer que nem sempre o sangramento é garantia de que você não está grávida. Mas como assim, Dra? Vou te explicar direitinho. Fica aqui comigo e leia até o final!
O primeiro tabu que eu preciso quebrar aqui é que não é possível menstruar de fato, estando grávida, mas é possível que ocorram sangramentos variados ao longo do período de gestação, como é o caso dessas matérias de jornais e TVs que mostram mulheres que descobrem a gestação apenas próximo ou até durante o trabalho de parto.
Olha, é possível que a gestante apresente alguns sangramentos recorrentes na gestação, mas, em geral, não são cíclicos e os fluxos são variáveis, daquele tipo que pode vir de várias maneiras diferentes. Podem ser sangramentos discretos, parecendo ‘borra de café’ até hemorragias, que são aqueles sangramentos em grande quantidade.
Outro fato que faz com que o sangramento aconteça é quando a mulher tem alguma lesão ou alteração da mucosa do colo uterino ou da vagina. Nestes casos, pessoal, ela pode apresentar pequeno sangramento após relação sexual. Outro fator é se ela apresenta a placenta baixa, próxima ao colo uterino, nestes casos os sangramentos podem ser recorrentes depois de fazer algum esforço, como as atividades físicas ou até estresse.
Portanto, mulherada, atenção ao corpo de vocês. A nossa menstruação, de fato, tende a acontecer sempre nos mesmos moldes, ou seja, fluxo intenso, médio ou moderado. Vem acompanhada de alguns sintomas clássicos. Tem algumas mulheres que apresentam alguma diferença mês sim, mês não, por conta de diferenças no tamanho dos ovários, mas de maneira geral nós sabemos como o nosso corpo se comporta quando menstruamos. Se você ainda não parou para se observar, por favor, faça isso!
É importante se conhecer, e saber quando o seu corpo está se comportando de maneira diferente do habitual. Certo? Ainda tem dúvidas?
Vai lá no insta @dra.lorenabaldotto que sempre trago muitas curiosidades e dicas que você vai levar para a sua vida!
Para mais informações agende uma consulta
Para saber mais sobre procedimentos acesse