Você conhece a endometriose?
Ela é uma doença crônica caracterizada por tecido endometrial fora da camada interna do útero, onde deveria estar. Em termos mais simples, é parte da menstruação fora do lugar habitual, o que causa muita dor pélvica e também infertilidade em quase metade dos casos. Além da dor, ela pode causar desconforto na relação sexual e alterações intestinais, atrapalhando a vida da mulher.
A endometriose pode ocorrer de maneiras diferentes dependendo de onde ela atinge, seja o músculo, o ovário, trompas e intestino. Ainda se estuda a causa, porém se acredita que ocorra em mulheres com maior predisposição genética e imunológica a partir da menstruação retrógrada, onde o sangue ao invés de descer, invade outras partes da região. Normalmente, os sintomas aparecem na adolescência, mas somente 8 anos depois costuma-se ter o diagnóstico. Por isso, nós, mulheres, devemos estar atentas e não deixar para lá a dor, sabe? Se ela nos incomoda, o mínimo que devemos fazer é buscar ajuda. Existe tratamento dependendo dos sintomas e do grau da doença, sempre com objetivo de melhorar a qualidade de vida e manter a fertilidade feminina.
.
É possível o uso de anticoncepcionais, analgésicos e também a laparoscopia para retirar focos visíveis de endometriose e aderências em outros órgãos se houver. É importante a associação de alimentos e suplementos com características antioxidantes e analgésicos, principalmente nas pacientes que querem engravidar, pois nesse caso não é viável o uso de anticoncepcionais. Em mulheres com dificuldade de engravidar, o tratamento também deve se focar em manter a possibilidade da gestação. Nesse caso, além das medições, pode ser necessário a cirurgia.
.
Você já sabia disso? Conhece alguém que sofre com essa doença chata? Marque nos comentários, encaminhe para suas amigas e salve esse texto para não esquecer.
Vai lá no insta @dra.lorenabaldotto que sempre trago muitas curiosidades e dicas que você vai levar para a sua vida!