Você e/ou ele são ciumentos?
Há quem diga que ter ciúmes é normal e até apimenta a relação. Acredito que essa pode se tornar uma afirmação perigosa, pois ela legitima o ciúme como algo que pode ser bom, quando na verdade, ele pode se tornar bem perigoso e oferecer riscos.
O ciúme possessivo é um sinal de alerta em uma relação: privar o parceiro de usar determinadas roupas, falar com algumas pessoas, postar fotos, ou até mesmo de sair sozinho, significa que alguma coisa séria está acontecendo e que esse relacionamento não está mais saudável.
O maior combustível para o ciúme é a insegurança. Um parceiro projeta no outro seus medos e inseguranças e o ciúme vem como uma resposta. O diálogo é o primeiro passo para tentar resolver a situação. O que deve ser levado em conta? O motivo do ciúme é real? A culpa está no outro ou na minha cabeça? Estou sendo cuidadoso ou possessivo?
Ressignifique o ciúme! Participe mais da vida do seu parceiro, crie atividades que vocês gostem de fazer juntos e estreitem os laços. No caso de um ciúme incontrolável, a única saída é procurar ajuda profissional. O ciúme possessivo pode ser a porta de entrada de um relacionamento abusivo. Não podemos esquecer que as taxas de feminicídio no Brasil são assustadoras e que temos que ficar sempre em alerta a qualquer situação que favoreça esse tipo de violência.
Precisa de ajuda? Agende uma consulta e vamos conversar! Se você se sente ameaçada, não existe em denunciar!
Vai lá no insta @dra.lorenabaldotto que sempre trago muitas curiosidades e dicas que você vai levar para a sua vida!