Matéria para o Jornal A Tribuna.
Ansiedade e depressão põem casamentos em risco
Segundo especialistas, os problemas de saúde mental afetam o convívio no dia a
dia e atrapalham a vida sexual.
Muito mais que apenas sentimentos de tristeza ou medo, problemas como a
depressão, ansiedade ou síndrome do pânico têm provocado reflexos até mesmo em casamento de quem convive com os transtornos.
O médico psiquiatra Jairo Navarro explicou que os transtornos mentais em geral, assim como doenças cronicas , mudam comportamentos.
“Pessoas ansiosas e deprimidas, por exemplo, têm alteração de humor, desânimo, diminuição da vida social, prejuízo no rendimento do trabalho e tendem a ficar mais irritadas. Com isso, há impactos na vida conjugal.
Segundo o médico, esses transtornos geram prejuízos até mesmo no desejo sexual, além de alterações no peso e até no cuidado pessoal.Quem passa por transtornos tende a ter menos empenho no cuidado com a família e até no cuidado pessoal.Ele ressaltou que o marido ou mulher, que estão próximos, precisam entender que se trata de um adoecimento E como qualquer adoecimento precisa de tratamento.
A ginecologista, obstetra, especialista em sexualidade e colunista de A Tribuna, Lorena Baldotto , enfatizou que tanto a depressão quando ansiedade e síndrome do pânico afetam a vida sexual “Uma pessoa com depressão, muitas vezes, não tem disposição para nada,
incluindo para o sexo. Isso afeta homens e mulheres e impacta diretamente nos relacionamentos”.
Baldotto, que também atua com terapia de casal, ressaltou que constantemente recebe pessoas com problemas no casamento.
Vai lá no insta @dra.lorenabaldotto que sempre trago muitas curiosidades e dicas que você vai levar para a sua vida!