Sexualidade e adolescência
Muitas pessoas já tiveram o “momento assunto sexo com os pais” na adolescência e lembram disso como algo super constrangedor. Isso acontece pela forma que as pessoas tratam o sexo, e falam sobre sexo.
Na adolescência é quando tudo acontece, por isso é fundamental que o falar sobre sexo seja algo naturalizado dentro de casa para orientar melhor um jovem para suas experiências externas. Pesquisas apontam que a vida sexual no Brasil tem se iniciado cada vez mais cedo, e os números de ISTS e gravidez na adolescência também. É curioso pois vivemos na era digital, com muitas descobertas e engajamento, geração que discute identidade de gênero, pronome neutro e siglas. A internet está aí e oferece muita informação, o que é ótimo. E mesmo assim tratamos esse assunto com um tabu muito grande,
Nada substitui uma conversa franca sobre sexo, de uma forma livre e educativa. O ocorre é que muitas pessoas tem a ideia de que educação sexual incentivar o sexo, o que acontece é o contrário, pesquisas indicam que quanto mais orientado é o jovem menos riscos ele corre?
Você tem orientado seu filho? E orientar e ouvir, acolher e não julgar, proibir nós sabemos que não funciona, né gente? Se você está indo por esse caminho já te informo que não vai dar certo, vai fazer escondido e não vai se abrir com você! Pronto falei!
Se você tiver muita dificuldade essa conversa pode ser realizada com um profissional, mas caso não seja, que os pais se preparem para isso. Esse diálogo pode, por exemplo, esclarecer o limite entre prazer e violência, consentimento e prevenção, evitando problemas sério e traumas.
No meu canal do YouTube tem vídeos com mais orientações sobre esse tema.
Vai lá no insta @dra.lorenabaldotto que sempre trago muitas curiosidades e dicas que você vai levar para a sua vida!