Matéria da Minha Coluna Sexo e Saúde.
Como fica a sexualidade da mulher depois que ela se torna mãe?
Olá meus queridos leitores, achei legal trazer esse tema para vocês já que estamos no mês das mães e esse assunto é muito importante de ser tratado, pois o período do pós-parto é marcado por muitas alterações físicas e mentais. Os hormônios femininos ficam bastante bagunçados e o corpo, aos poucos, vai tentando se recuperar das enormes mudanças passadas no período da gestação.
É importante lembrarmos que a rotina e as prioridades da mulher também mudam, e a mamãe só pensa em cuidar do bebê, mas paralelo a isso, existe o parceiro que está ávido pelo retorno da vida sexual que tinham. E como conciliar essas duas situações? Como fica o apetite sexual da mulher depois do parto?
Um fato que não pode ser negligenciado é que além da preocupação com o recém-nascido, a baixa qualidade do sono, a sensação de cansaço, os seios sensíveis, a insatisfação com o próprio corpo e, para muitas, o retorno ao trabalho são algumas das razões que levam a mulher a ter menos apetite sexual após o parto. Ocorre também a diminuição da libido provocada pela baixa hormonal característica desse período que impacta diretamente no apetite sexual da mulher. Mas como resolver tudo isso?
Estatísticas mostram que casais que tinham uma vida sexual ativa e prazerosa antes da gravidez, conseguem voltar à rotina com a mesma qualidade e intensidade mais rapidamente, mas se o casal não tinha uma vida sexual muito prazerosa, o processo pode ser mais lento, mas ainda assim ele acontece. Vou te dar algumas dicas para que tudo aconteça de maneira mais tranquila, ok?
O primeiro passo é conversar abertamente com o seu parceiro, fale sobre suas mudanças físicas e mentais e não se esqueça de dizer como se sente. Isso é sempre melhor do que ceder a uma relação dolorosa e sem prazer.
Invista nas preliminares! Estímulos como a masturbação e o sexo oral ajudam ao casal a entrar no clima, pois a penetração, nesse momento, pode ser dolorida, já que a mulher lubrifica menos no pós parto. Como os fatores emocionais são tão determinantes como os fatores físicos, é importante que a mulher se cuide, procure elevar a autoestima e dê um tempo para compreender seu novo corpo.
Caso essas alternativas não estejam ajudando, a terapia de casal e terapia sexual podem ser úteis e ajudar bastante nessa nova etapa. O que não pode acontecer é deixar a vida sexual de lado, viu? Ela é muito importante para ele e para você também! Qualquer dúvida sobre esse assunto, me procure no insta @lorenabaldotto_sexologa que eu tenho um curso ótimo para te indicar!
Vai lá no insta @dra.lorenabaldotto que sempre trago muitas curiosidades e dicas que você vai levar para a sua vida!
Para mais informações agende uma consulta
Para saber mais sobre procedimentos acesse