Posso ter relação antes do preventivo?

-

- Publicidade -spot_img

Posso ter relação antes do preventivo?Eu aposto que você já se perguntou ou teve dúvida se podia ter relação antes da consulta ginecológica. Estou certa? Realmente alguns exames podem ser alterados se você tiver tido relação com coito no dia anterior, mas outros não. Vou esclarecer isso aqui para vocês!Vamos lá, se o seu exame for o preventivo, aquele exame no qual toda mulher que já iniciou a vida sexual deve fazer todos os anos, e que a médica coleta da secreção do colo do útero, utilizando espátula e escovinha, sabe de qual exame estou falando?

preventivo
Posso ter relação antes do preventivo?

Então é este! Se for este exame é melhor que você não tenha tido relação com coito no dia anterior ou no dia do exame. Vou te explicar melhor o porquê disso!

Nesse exame ginecológico chamado de Papanicolau ou “Preventivo” é possível identificar infecções vaginais, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), além de alterações benignas ou malignas, como lesões e tumores. E nele especificamente eu costumo pedir as minhas pacientes para não ter relação sexual com coito até 3 dias antes, porque como vamos colher material interno da sua vagina, e pode vir espermatozóide e o seu exame dar alguma alteração, com informações que não necessariamente são da sua vagina ou colo do útero, entende?

Agora se o seu exame for a endovaginal, ou exame local devido a dor, por exemplo, que é aquele exame de imagem, um tipo de ultrassonografia, e também conhecido por ultrassom transvaginal ou intravaginal, por ser feito através da vagina. Se for esse exame não tem problema algum ter tido relação no dia anterior. E porque nesse exame pode?É porque nele não é colhido nenhum material seu. Todo o exame é feito através de imagens. Ele é utilizado para visualizar e avaliar órgãos internos da mulher, como útero, trompas, ovários, e tudo isso é visualizado com um aparelho, que tem o formato de um vibrador, e é introduzido no canal da vagina.Nesse exame também é feito o acompanhamento obstétrico e pré-natal das gestantes. Afinal, o exame não é doloroso, não emite radiação e produz imagens nítidas e detalhadas quando se faz necessário avaliar alguma alteração no sistema reprodutor da mulher. Esclarecidas?  Espero que tenham tirado de uma vez por todas essa dúvida da cabecinha de vocês, e caso ainda queiram perguntar mais alguma coisa, vocês já sabem onde podem me encontrar, não é mesmo?

Para mais informações agende uma consulta

Para saber mais sobre procedimentos acesse

Vai lá no insta @dra.lorenabaldotto que sempre trago muitas curiosidades e dicas que você vai levar para a sua vida!

Dra. Lorena Simões Baldotto
Dra. Lorena Simões Baldotto
Ginecologista, Obstetra e Sexóloga Cirurgia Íntima regenerativa e estética Palestrante e Colunista do jornal ATribuna Rede Tribuna SBT @dralorenabaldotto

Envie para uma amiga

Mais recentes

Categorias

Comentários Recentes

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 🥰
Podemos ajudá-lo?
Clique para enviar uma mensagem