Sexo na gestação: o que você precisa saber?
Será que prejudica a gestação? Acelera o parto normal? Machuca o bebê? A verdade é que se a gravidez não for de risco, o sexo está liberado do primeiro ao último trimestre. Transar, além de ser ótimo para a autoestima, controla a ansiedade, melhora o humor, aumenta a produção de anticorpos, libera endorfina (um hormônio que gera sensação de bem-estar e ajuda a ter um sono mais profundo) e fortalece não só a imunidade, como a musculatura da vagina.
O sexo funciona como uma atividade de esforço moderado, ajuda no condicionamento físico, melhora o sono, ajuda a controlar a pressão arterial, estimula a musculatura e, assim, é um ótimo aliado ao parto normal. Além disso, manter a atividade sexual é ótimo para a relação do casal, que passa por tantas mudanças nesse período e depois dele.
É importante procurar posições que sejam confortáveis, principalmente depois do primeiro trimestre, quando o útero começa a se expandir mais. Com diálogo e intimidade, tudo se resolve e o prazer é garantido!
E o melhor, durante a gestação, transar pode ser ainda mais prazeroso. É que nesse período, aumentam-se os níveis de estrogênio e progesterona (hormônios femininos responsáveis por preparar o corpo da mulher para a gestação), como a lubrificação vaginal e o fluxo sanguíneo da região pélvica, o que predispõe excitações com maior frequência e orgasmos mais intensos.
Se jogue! Dúvidas?
Vai lá no insta @dra.lorenabaldotto que sempre trago muitas curiosidades e dicas que você vai levar para a sua vida!