Sexo seguro só com camisinha! Feriado de carnaval chegando, pessoal animado, muitas festas, eventos, bebedeira, mas olha gente, tem uma coisa que não dá para voltar atrás, estou falando sobre os riscos que corremos ao nos expor a uma relação sexual sem preservativo. Pode ser que não dê na’da? Ok, pode! Mas pode ser que termine em tudo, e só sendo muito inconsequente para ficar nessa roleta russa, não é? A primeira informação que devemos guardar na mente é que sexo com preservativo não previne só gestação. Previne também as várias Doenças Sexualmente Transmissíveis DST´s) e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s). Algumas tem tratamento e cura, sim. Outras tem tratamento, mas não tem cura e conviver com algumas delas não é simples, como é o caso do HIV e também de outras como a herpes e o HPV. Elas trazem consequências que podem ser evitadas com a relação protegida.
Gente, e olha, não tem desculpa para não usar! Existem camisinhas de todos os tipos, espermicidas, anatômicas, com lubrificante, sem látex, com sabor e até camisinha feminina, então é só escolher a sua preferida e vamos lá, todo mundo fica seguro!
A título de curiosidade e também por motivo de conscientização mesmo eu trouxe aqui alguns dados com informações do UNAIDS Brasil. Em 2020 37,7 milhões de pessoas no mundo inteiro estavam vivendo com HIV em 2020, destas 1,5 milhão pessoas ficaram recentemente infectadas pelo HIV em 2020. As pessoas perderam o medo de se contaminar, mas a doença é séria, e mata milhões de pessoas todos os anos.
Então pessoal a regra é: quer namorar, beijar na boca, fazer muito sexo? Faça! Mas se proteja, se cuide, se ame! A nossa vida é uma só e se arrepender de algo poderia ser evitado não deve ser nada agradável, não é? Gostou dessa informação?
Vai lá no insta @dra.lorenabaldotto que sempre trago muitas curiosidades e dicas que você vai levar para a sua vida!