Sua região íntima também pode ficar mais jovem!
Com o passar do tempo, a mulher perde um hormônio sexual muito importante: o estrogênio. Com isso, ela começa a ter algumas alterações na vulva e canal vaginal que provocam perda da sensibilidade, diminuição da lubrificação e vascularização. Além de afetar a elasticidade, pH e até mesmo provocar incontinência urinária, dor ao urinar e atrofia. Sem contar que causa problemas de saúde. Esse envelhecimento íntimo afeta e muito a autoestima feminina.
Atualmente, conseguimos amenizar e até resolver esses sintomas com várias técnicas, dentre elas o laser. Com poucas sessões, ele consegue trazer resultados bastante satisfatórios. Há também a terapia de radiofrequência vaginal, que lança a frequência na parede da vulva e da vagina melhorando também a lubrificação e sintomas de atrofia. Algumas dessas alterações também podem se beneficiar com uso de terapias hormonais porém não é todo mundo que pode usar hormônio.
Ficou interessada? Não pense que o laser e a radiofrequência podem ser feitos apenas pelas mulheres na menopausa. Aquelas que têm algum incômodo na região, possuem incontinência urinaria, flacidez, presença de flatos vaginais, sintomas de ressecamento com ou sem alterações hormonais envolvidas, podem se beneficiar, inclusive as pacientes que não podem usar hormônio devido a histórico de câncer de mama ou trombose. Só tomem cuidado na hora de escolher o profissional. Certifique-se que ele é capacitado e vai indicar a melhor opção para você.
Vai lá no insta @dra.lorenabaldotto que sempre trago muitas curiosidades e dicas que você vai levar para a sua vida!