TPM: Por que ficamos tão loucas?

-

- Publicidade -spot_img

Matéria da Minha Coluna Sexo e Saúde.

TPM: Por que ficamos tão loucas?

Vamos aproveitar que o mês de março é dedicado às mulheres para utilizar esse espaço para conversar sobre os problemas ginecológicos e sexuais que mais atormentam a mulherada! Para começar, que tal entendermos melhor porque a Tensão Pré-menstrual (TPM) nos deixa tão loucas? Por exemplo, você já sentiu tristeza, irritação, melancolia e uma vontade louca de socar uma pessoa durante esse período?

tpm
TPM: Por que ficamos tão loucas?

Então não se sinta sozinha, esses são sintomas causados por alterações hormonais que várias mulheres podem enfrentar durante esse período e o número não é baixo! De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima-se que até 90% das mulheres convivem mensalmente com pelo menos um dos sintomas físicos ou emocionais da danada da TPM.  Dependendo da força que esses hormônios exercem sobre você, a sua qualidade de vida pode ficar prejudicada, sabia?

A TPM acontece sempre alguns dias antes da menstruação chegar, em algumas mulheres o período pode ser bem longo e perdurar durante a menstruação. Como o sobe e desce de hormônios o problema não segue uma matemática exata, os incômodos que aparecem em um mês podem dar lugar a outros no ciclo seguinte, mas geralmente eles tendem a se repetir. O fato é que existe tratamento, e, acredite, capaz de melhorar, e muito, os sintomas. Não estou dizendo zerar a TPM de todo mundo, viu?! Mas já vi casos de mulheres que passaram a não mais senti-la.

O fato é que nesse período a mulher que sofre de TPM tem a sensação de que o mundo está contra ela, ela fica inchada, retendo muito líquido, o ponteiro da balança aumenta, e por aí vai… para aliviar esses sintomas é muito importante se manter ativa, praticando atividade física e liberando endorfinas e demais hormônios que fornecem a sensação de prazer.

Outra dica importante é se alimentar de maneira adequada. Investir na ingestão de fibras, de chás, que tem ação diurética e se manter longe dos alimentos estimulantes, como café, chá preto e mate, além de refrigerantes, pois eles costumam aumentar a irritabilidade.

Mas se a mudança na alimentação e exercícios não ajudarem, o uso de medicamentos ansiolíticos alivia a ansiedade  e contribui para a redução dos efeitos TPM na sua vida.

Gostou do conteúdo?

Vai lá no insta @dra.lorenabaldotto que sempre trago muitas curiosidades e dicas que você vai levar para a sua vida!

Para mais informações agende uma consulta

Para saber mais sobre procedimentos acesse

Dra. Lorena Simões Baldotto
Dra. Lorena Simões Baldotto
Ginecologista, Obstetra e Sexóloga Cirurgia Íntima regenerativa e estética Palestrante e Colunista do jornal ATribuna Rede Tribuna SBT @dralorenabaldotto

Envie para uma amiga

Mais recentes

Categorias

Comentários Recentes

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 🥰
Podemos ajudá-lo?
Clique para enviar uma mensagem