Matéria da minha coluna Sexo e Saúde
Olá, pessoal, hoje eu vim falar de um assunto que pode gerar um certo desconforto, e muita polêmica, pois envolve conceitos e crenças antigas. Muitas mulheres tem receio de usar absorvente interno com medo de machucar ou até de perder a virgindade, você já pensou dessa forma? Você não é a única.
Fomos criadas a nos preservar e a guardar nossa virgindade como bem mais precioso da vida, quando a “perdemos” não somos mais pessoas “puras” e esse conceito nos aprisiona, pois não permitimos que ninguém toque nosso corpo, nem nós mesmas.
Agora vamos a conceitos, as pessoas acreditavam antigamente que a relação sexual só acontecia quando havia penetração vaginal, mas ao longo dos anos esse pensamento vem mudando à medida que existem diversas formas de amar. Cada vez mais, todos os tipos de contatos íntimos, entre no mínimo duas pessoas, são considerados integrantes da relação sexual. Nada mais justo. Podemos abordar melhor sobre isso nos próximos capítulos.
Vamos ao que interessa, o uso do absorvente interno, bem como das pílulas anticoncepcionais foi um marco importante na revolução sexual feminina. Como ele fica na parte interna da vagina, o desconforto, a sensação de ficar suja e úmida durante o período menstrual é menor, pois, quando utilizado de forma correta, você nem o sente lá dentro e permite que você faça suas atividades e até esqueça que está naqueles dias. E isso é libertador.
Mas, será que as meninas que nunca tiveram uma relação sexual podem fazer uso dele?
A resposta é sim!!! Não há o menor problema em colocar o dispositivo! Já que como mencionado, ele não tira a virgindade! Pois apesar desse conceito ser baseado em questões culturais, a virgindade somente é considerada “perdida” após uma relação sexual.
No entanto, o uso desse absorvente deve ser feito com um certo cuidado e prática para que não incomode nem machuque na inserção e retirada. E tem como benefício proporcionar conhecimento do próprio corpo e fluxo menstrual. O segredo é após introduzir o absorvente empurrar um pouco mais com o dedo até que ele entre um pouco mais na vagina, dessa forma você não vai sentir ele lá dentro.
Para quem já usa o absorvente interno ou que tem vontade de começar a utilizá-lo, outra dica importante é ficar atenta ao tempo de troca, assim é possível evitar situações constrangedoras, como os vazamentos e manter a saúde íntima preservada. Eu recomendo que a troca seja feita a cada 4 a 6 horas, mas é você quem deve avaliar a necessidade de trocar antes ou depois desse tempo, e isso vai depender do seu fluxo menstrual, certo? Cada mulher tem o fluxo diferente da outro e o volume também muda muito de acordo com cada dia do período.
Não é recomendado passar muitas horas com o mesmo absorvente interno, pois isso pode favorecer o surgimento de infecções vaginais, já que o mesmo sangue está ali abafado há muito tempo. Então para uma boa higiene e a segurança da sua saúde íntima é importante estar atenta a esse detalhe, do tempo de troca.
Caso você tenha dúvidas, desconforto ou medo é fundamental que vá ao seu ginecologista, se informe, converse com suas amigas ou com seus pais. E cuidado para que esse mito não te influencie negativamente. Ainda tem dúvidas? No meu canal YouTube tem um vídeo onde ensino sobre como utilizar, é só me procurar, beijinhos e até a próxima semana.