Você sabe o que é Gaslighting?
É uma forma de violência psicológica que pode acontecer em relações afetivas e também em relações parentais. É a manipulação cometida por um parceiro sobre o outro, instigando sentimentos de insegurança, insuficiência e medo.
O abusador usa das fragilidades do parceiro para criar uma dependência na relação. É muito comum diminuir o outro dizendo coisas como “ninguém nunca vai gostar de você!” ou “eu sou a única pessoa que tem coragem de ficar com você!”. Além disso, esse perfil de abusador gosta de desestabilizar o parceiro de outras formas, como comportamento agressivo.
O abusador faz de tudo para descredibilizar suspeitas sobre ele, acusando o outro de criar conflitos desnecessários. Assim, ele consegue reverter a situação fazendo o parceiro se culpar por ter causado uma situação desconfortável. As consequências para as pessoas que sofrem esse tipo de abuso são enormes. Com o psicológico completamente abalado e desestabilizado, em estado de extrema insegurança, a vítima acaba se tornando dependente da relação e tem medo de terminá-la, o que dá ainda mais segurança e confiança ao abusador para continuar e piorar as formas de violência.
Recentemente, em um certo programa de televisão, nós conseguimos notar alguns padrões como esse. Vocês conseguiram identificar também? O que vocês acham disso? Comentem aqui!
Vai lá no insta @dra.lorenabaldotto que sempre trago muitas curiosidades e dicas que você vai levar para a sua vida!
Para mais informações agende uma consulta
Para saber mais sobre procedimentos acesse